Linha de Pesquisa 1

Saberes Históricos no Espaço Escolar
Descrição:

A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

Docentes:
  • Ana Cristina Castro do Lago
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta
  • Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes
  • Cláudia Pons Cardoso
  • Carollina Carvalho Ramos de Lima
  • Edite Maria da Silva de Faria
  • José Glédison Rocha
  • Sérgio Armando Diniz Guerra Filho
  • Célia Santana Silva
  • Lina Maria Brandão de Aras
  • Marilécia Oliveira Santos
  • Antonieta Miguel
  • Maria do Socorro da Costa e Almeida
  • Luciana Oliveira Correia

Linha de Pesquisa 2

Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão
Descrição:

A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

Docentes:
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta
  • Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes
  • Cláudia Pons Cardoso
  • Ana Cristina Castro do Lago
  • Sérgio Armando Diniz Guerra Filho
  • Maria das Graças de Andrade Leal
  • Marilécia Oliveira Santos
  • Maria do Socorro da Costa e Almeida

Linha de Pesquisa 3

Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Descrição:

A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.

Docentes:
  • Maria das Graças Leal
  • Sara Oliveira Farias
  • Luciana Conceição de Almeida Martins
  • Carollina Carvalho Ramos de Lima