Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia

RESUMO

O Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia investiga temáticas que considerem processos civilizatórios, educação, memória e pluralidade cultural. Desde 1997 estuda, no Estado, as formas de expansão e institucionalização da educação, as relações entre essas e as iniciativas dos educadores, as propostas de inovação no seu curso, as demandas por educar-se dos diversos segmentos sociais e as instituições que utilizam para aprender. Tem como eixo a preocupação com a democratização da educação, estuda as políticas públicas e as instituições escolares, formas alternativas e movimentos sociais por educação. Articula a REDEMEMO e o CRMEMO. Foi apoiado pelo Programa Nordeste de Pesquisa e Pós – CNPQ e está vinculado a vários programas de pós-graduação, como o Programa Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC, Programa em Ensino, Linguagens e Sociedade – PPGELS e o Mestrado em Ensino de História – ProfHIstória. Realizou 13 Colóquios sobre História da Educação com a participação de pesquisadores de outros Centros de Memória da Bahia e do país. Organiza Coleção Memória, com 15 livros já publicados. Coopera com grupos nacionais e internacionais na pesquisa e formação de pesquisador.

LINHA 1 História, memória e acervos da escola baiana

Investiga temáticas ligadas às culturas escolares, escolarização, formação e trajetórias docentes, currículo, disciplinas, instituições e práticas educativas, interseccionadas por questões de gênero, etnia, classe, dentre outras categorias. Desenvolve ainda pesquisas e projetos com arquivos e acervos escolares, a fim de recolher e guardar informações/documentação sobre o sistema de ensino na Bahia.

LINHA 2 Processos Civilizatórios e Decoloniais: educação quilombola, gênero e pluralidade cultural

A linha pesquisa diversas formas educativas, sejam aquelas vinculadas à escola sejam aquelas voltadas à formação da identidade. Aborda discussões sobre epistemologias decoloniais, pensamento afrodiaspórico e seus desdobramentos na linguagem, na memória, nos processos educativos, na etnopsicologia e na cultura. Utiliza na pesquisa tanto documentos já existentes, como os resultantes da história Oral.

ESPELHO

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5683201271950328

No departamento DCH VI, se reúne através do Fórum de Pesquisadores em História da Educação e Ensino. As reuniões acontecem mensalmente.

Contato: amiguel@uneb.br ou antonietamiguel40@yahoo.com.br

Cel. 98233582 (Whatsapp)

LATTES:  http://lattes.cnpq.br/6807226750659924

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2845-3768